Projeto de Pesquisa em Ensino de Física:
A Astronomia como eixo orientador e motivador de conteúdos do ensino fundamental de Ciências e médio de Física (apoio: CAPES, FAPERGS)
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
a) Universidade: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Brasil
b) Departamento: Departamento de Física, Estatística e Matemática (DeFEM)
c)Programa ao qual o Projeto foi vinculado: Programa de Ensino em Física, Estatística e Matemática
d) Linha de Pesquisa do Programa ao qual o Projeto foi relacionado: Pesquisa em Ensino de Física
d) Título do Projeto de Pesquisa: A Astronomia como Eixo Orientador e Motivador de Conteúdos do Ensino Fundamental de Ciências e do Ensino Médio de Física
e) Nome do responsável pelo Projeto: Jaime Augusto Hiller Mallmann
f) Local e data da apresentação do Projeto: Reunião do DeFEM do dia 10/09/99
2. OBJETO:
Este projeto de pesquisa representa uma continuidade e ampliação do projeto aprovado pela FAPERGS denominado "A Astronomia como Eixo Orientador e Motivador de Conteúdos do Ensino Médio de Física", dentro do programa Pró-Ciências da CAPES-FAPERGS, desenvolvido durante o período julho/1999 - fevereiro/2000. A ampliação do projeto refere-se tanto ao número de instituições participantes na condição de colaboradores, como também ao conteúdo explícito que trata não apenas do ensino médio de Física mas incorpora agora o ensino de Ciências no nível fundamental. Este projeto de pesquisa em ensino está acoplado ao projeto de extensão em ensino "A Astronomia ao Alcance de Todos".
.Este projeto de pesquisa tem como tema a "Astronomia" no ensino em duas instâncias:
1) no ensino fundamental como subsídios para preparação de professores para ministrarem tópicos referentes a esta matéria no ensino de ciências, integrado aos atuais "programas curriculares nacionais (PCNs)" do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que tornou obrigatório o seu ensino na rede escolar pública e privada;
2) no ensino médio como orientador e motivador da aprendizagem da disciplina de Física.
A origem e motivação para a elaboração deste projeto deve-se a problemas de formação dos professores que vem atuando na rede pública e privada do ensino fundamental e médio, onde tópicos de Astronomia são obrigatórios oficialmente, mas invariavelmente "esquecidos", com raríssimas e honrosas exceções. O despreparo geral dos professores é notório e torna-se relevante investigar as principais razões que levaram a este dramático cenário no contexto educacional de nosso país, e propor alternativas pedagógicas sérias para amenizar este problema.
Este projeto de pesquisa tem as seguintes hipóteses de trabalho orientadoras do seu desenvolvimento:
o fascínio e entusiasmo que a Astronomia desperta nas pessoas de qualquer faixa etária e, em especial, nas crianças, pode servir de estímulo ao aprendizado da Ciência no ensino fundamental e da Física no ensino médio.
3. JUSTIFICATIVA: IMPORTÂNCIA, ABRANGÊNCIA E RELEVÂNCIA DO PROJETO
A justificativa para implementação deste projeto de pesquisa baseia-se na detecção de problemas graves de domínio de assuntos relacionados com a Astronomia por parte de professores do ensino fundamental e médio, obtido em várias incursões realizadas pelo coordenador deste projeto em escolas da região durante 15 anos. Evidenciou-se de modo inequívoco o amplo despreparo das escolas em cumprir resoluções normativas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em especial os novos "programas curriculares nacionais (PCNs)", que tornaram obrigatório o ensino de tópicos de Astronomia. Trata-se, portanto, de um projeto de abrangência não apenas regional mas também nacional, de grande relevância no atual cenário de nossa educação e que pretende preencher estas "lacunas" que já assumem dimensões dramáticas.
Além da justificativa de caráter institucional a nível nacional, via MEC, acima explicitada, existem outras razões que, como coordenador deste projeto, levanto para a indagação:
Por que a Astronomia como eixo temático deste projeto?
Existem vários argumentos que podem ser apresentados para responder a esta pergunta, mas me deterei em apenas três. O primeiro argumento baseia-se no fato da Astronomia ter sido uma das primeiras investidas intelectuais do homem no sentido da compreensão da natureza em que está imerso e de importância decisiva nas grandes revoluções científicas que houveram ao longo da evolução do pensamento científico. O segundo argumento relaciona-se com o caráter sintético da Astronomia que proporciona uma visão integrada de todas as áreas da Física, o que é de grande importância para a formação científica e cultural do aluno. O terceiro argumento fundamenta-se na experiência própria do coordenador deste projeto em várias incursões em escolas de nível fundamental e médio da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, durante mais de 21 anos (1985-2006), onde ministrou cursos e palestras para alunos e professores, constatando pessoalmente o grande fascínio que a Astronomia provoca nas pessoas. Se uma ciência desperta tanto interesse e motivação, porque não usá-la como eixo motivador para desenvolver o aprendizado da Ciência no ensino fundamental e da Física no ensino médio? Parece-nos de grande relevância que inciativas inovadoras como a que propomos neste projeto possam ser levadas aos professores da rede pública de ensino em nosso país, tão carentes de alternativas pedagógicas sérias, oportunizando-os a disporem de mais recursos intelectuais e experimentais adequados à realidade brasileira, que beneficiem o processo de ensino-aprendizagem nas suas interações com seus alunos.
4. OBJETIVOS:
Este projeto pretende alcançar objetivos de caráter geral e específicos que ajudem a amenizar os problemas mencionados nos itens acima, através de cursos, palestras, seminários, preparação de material didático-pedagógico instrumental de baixo custo e elaboração-publicação de livros-manuais para uso posterior nas escolas.
4.1. Geral:
O objetivo central deste projeto é usar fenômenos astronômicos como eixo temático orientador e motivador para desenvolver conteúdos de Ciência no ensino fundamental e tópicos tradicionais de Física no ensino médio, aperfeiçoando as práticas pedagógicas dos professores em seu cotidiano de sala de aula.
4.2. Específicos:
6. BIBLIOGRAFIA
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Editora Ática, 1993.
KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Editora
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MALLMANN, Jaime A. e Rasia, Luís A. A Astronomia como Eixo Orientador e Motivador de Conteúdos do Ensino Médio de Física. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 1999.
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ROSSI, Paolo. A Ciência e a Filosofia dos Modernos. Editora UNESP. São Paulo, 1992.
SAGAN, Carl. Cosmos. Editora Francisco Alves, 1985.
SCHENBERG, M. Pensando a Física. Editora Brasiliense. São Paulo, 1985.
ZIMAN, John. A Força do Conhecimento. Livraria Itatiaia Editora Ltda. São Paulo, 1981.
Este curso será operacionalizado da seguinte maneira:
No desenvolvimento geral da metodologia proposta acima o aluno-professor será o agente co-participante das ações didático-pedagógicas a serem implementadas. Ele será constantemente desafiado a reelaborar e readaptar os roteiros de atividades à sua própria dinâmica de ensino.