Projeto de Pesquisa em Ensino de Física:

A Astronomia como eixo orientador e motivador de conteúdos do ensino fundamental de Ciências e médio de Física (apoio: CAPES, FAPERGS)

 

 

 

 

 

 

Para mais informações sobre este projeto visite a galeria de imagens onde encontram-se vários experimentos e atividades de campo realizadas.

 

 

 

 

 

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

 

a) Universidade: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Brasil

b) Departamento: Departamento de Física, Estatística e Matemática (DeFEM)

c)Programa ao qual o Projeto foi vinculado: Programa de Ensino em Física, Estatística e Matemática

d) Linha de Pesquisa do Programa ao qual o Projeto foi relacionado: Pesquisa em Ensino de Física

d) Título do Projeto de Pesquisa: A Astronomia como Eixo Orientador e Motivador de Conteúdos do Ensino Fundamental de Ciências e do Ensino Médio de Física

e) Nome do responsável pelo Projeto: Jaime Augusto Hiller Mallmann

f) Local e data da apresentação do Projeto: Reunião do DeFEM do dia 10/09/99

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. JUSTIFICATIVA: IMPORTÂNCIA, ABRANGÊNCIA E RELEVÂNCIA DO PROJETO

A justificativa para implementação deste projeto de pesquisa baseia-se na detecção de problemas graves de domínio de assuntos relacionados com a Astronomia por parte de professores do ensino fundamental e médio, obtido em várias incursões realizadas pelo coordenador deste projeto em escolas da região durante 15 anos. Evidenciou-se de modo inequívoco o amplo despreparo das escolas em cumprir resoluções normativas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em especial os novos "programas curriculares nacionais (PCNs)", que tornaram obrigatório o ensino de tópicos de Astronomia. Trata-se, portanto, de um projeto de abrangência não apenas regional mas também nacional, de grande relevância no atual cenário de nossa educação e que pretende preencher estas "lacunas" que já assumem dimensões dramáticas.

Além da justificativa de caráter institucional a nível nacional, via MEC, acima explicitada, existem outras razões que, como coordenador deste projeto, levanto para a indagação:

Por que a Astronomia como eixo temático deste projeto?

Existem vários argumentos que podem ser apresentados para responder a esta pergunta, mas me deterei em apenas três. O primeiro argumento baseia-se no fato da Astronomia ter sido uma das primeiras investidas intelectuais do homem no sentido da compreensão da natureza em que está imerso e de importância decisiva nas grandes revoluções científicas que houveram ao longo da evolução do pensamento científico. O segundo argumento relaciona-se com o caráter sintético da Astronomia que proporciona uma visão integrada de todas as áreas da Física, o que é de grande importância para a formação científica e cultural do aluno. O terceiro argumento fundamenta-se na experiência própria do coordenador deste projeto em várias incursões em escolas de nível fundamental e médio da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, durante mais de 21 anos (1985-2006), onde ministrou cursos e palestras para alunos e professores, constatando pessoalmente o grande fascínio que a Astronomia provoca nas pessoas. Se uma ciência desperta tanto interesse e motivação, porque não usá-la como eixo motivador para desenvolver o aprendizado da Ciência no ensino fundamental e da Física no ensino médio? Parece-nos de grande relevância que inciativas inovadoras como a que propomos neste projeto possam ser levadas aos professores da rede pública de ensino em nosso país, tão carentes de alternativas pedagógicas sérias, oportunizando-os a disporem de mais recursos intelectuais e experimentais adequados à realidade brasileira, que beneficiem o processo de ensino-aprendizagem nas suas interações com seus alunos.

 

 

 

4. OBJETIVOS:

 

Este projeto pretende alcançar objetivos de caráter geral e específicos que ajudem a amenizar os problemas mencionados nos itens acima, através de cursos, palestras, seminários, preparação de material didático-pedagógico instrumental de baixo custo e elaboração-publicação de livros-manuais para uso posterior nas escolas.

4.1. Geral:

O objetivo central deste projeto é usar fenômenos astronômicos como eixo temático orientador e motivador para desenvolver conteúdos de Ciência no ensino fundamental e tópicos tradicionais de Física no ensino médio, aperfeiçoando as práticas pedagógicas dos professores em seu cotidiano de sala de aula.

4.2. Específicos:

    1. Pretende-se auxiliar os alunos-professores a desenvolverem um espírito crítico argumentativo e capacidade de iniciativa de raciocínio;
    2. Desenvolver nos alunos-professores a capacidade de construir seus próprios modelos físicos e compará-los com modelos físicos existentes;
    3. Promover uma intensa participação no processo ensino-aprendizagem através da reelaboração de roteiros de atividades e material didático-pedagógico previamente propostos neste curso, para uso posterior em suas atividades práticas em sala de aula;
    4. Desenvolver aptidões para que o aluno-professor possa construir seu próprio material didático-pedagógico em sua escola usando recursos instrumentais de baixo custo;
    5. Realizar e treinar o aluno-professor em atividades de campo com instrumentos de baixo custo;
    6. Familiarizar o aluno-professor com programas de computador que auxiliem o processo ensino-aprendizagem;
    7. Ilustrar através de fenômenos astronômicos a problemática da dinâmica da ciência como um projeto inacabado e em eterna construção.




    1.  

     


    NAU
    Núcleo de Astronomia Universitária

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. BIBLIOGRAFIA

    ASIMOV, Isaac. O Colapso do Universo. Editora Francisco Alves, 1980.

    ASIMOV, Isaac. O Universo. Editora Francisco Alves, 1974.

    CANIATO, Rodolpho. O Céu. Editora Ática, 1990.

    KÖCHE, José C. Fundamentos de Metodologia Científica. Editora Vozes Ltda. Rio de Janeiro, 1997.

    Editora Ática, 1993.

    KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Editora

    Perspectiva. São Paulo, 1978.

    MALLMANN, Jaime A. e Rasia, Luís A. A Astronomia como Eixo Orientador e Motivador de Conteúdos do Ensino Médio de Física. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 1999.

    MALLMANN, Jaime A. Estrelas, Galáxia e Universo. In Iniciação à Ciência - Cadernos do Básico III. Livraria Unijuí Editora. Ijuí, 1986.

    MORAIS, J. F. Regis de. Ciência e Tecnologia: Introdução Metodológica e Crítica. Cortez & Moraes, São Paulo, 1978.

    NAGEL, Ernest. Natureza e Ciência. In Morgenbesser, Sidney, organizador, Filosofia da Ciência, p13-26. Editora Cultrix Ltda, São Paulo, 1975.

    OSADA. Jun I. Evolução das Idéias da Física. Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1972.

    ROCHA E SILVA, M. Ciência Pura e Ciência Aplicada. Editora HUCITEC. São Paulo, 1976.

    ROSSI, Paolo. A Ciência e a Filosofia dos Modernos. Editora UNESP. São Paulo, 1992.

    SAGAN, Carl. Cosmos. Editora Francisco Alves, 1985.

    SCHENBERG, M. Pensando a Física. Editora Brasiliense. São Paulo, 1985.

    ZIMAN, John. A Força do Conhecimento. Livraria Itatiaia Editora Ltda. São Paulo, 1981.

5. METODOLOGIA

 

A metodologia a ser desenvolvida ao longo do curso baseia-se em atividades didático-pedagógicas estruturadas a partir da interação teoria-prática sintonizadas com as tendências atuais do ensino. O eixo articulador das ações deste projeto será o de aproveitar as aptidões inerentes à cultura geral construída pelos alunos-professores e aperfeiçoá-las no sentido de melhoria da qualidade do ensino praticado pelos mesmos. Um dos objetivos desta metodologia é compreender o método científico e seu produto como um processo em constante construção a partir da relação entre modelos em ciência e a estrutura da natureza dos fenômenos físicos.

Este curso será operacionalizado da seguinte maneira:

    1. O aluno-professor irá vivenciar aspectos dos fenômenos naturais do cotidiano, e desenvolver a capacidade de construir seus próprios modelos físicos e compará-los com modelos físicos existentes;
    2. O aluno-professor terá uma intensa participação no processo ensino-aprendizagem através da reelaboração de roteiros de atividades e material didático-pedagógico previamente propostos neste curso, para uso posterior em suas atividades práticas em sala de aula;
    3. Os materiais didático-pedagógicos instrumentais usados e/ou desenvolvidos durante as atividades obedecerão ao critério de baixo custo e fácil obtenção, adequados à realidade brasileira;
    4. Serão realizadas testagem e verificações da eficácia de materiais didáticos, tanto na forma de livros-manuais como instrumentais;
    5. Cada tópico a ser desenvolvido não será pré-requisito para o seguinte de modo que o aluno-professor poderá iniciar e/ou optar por alguns que julgue mais adequados a serem trabalhados na realidade de sua escola;
    6. A metodologia dos roteiros deverá contemplar o desenvolvimento do espírito crítico argumentativo e capacidade de iniciativa de raciocínio;
    7. Serão realizados seminários e discussões com professores da rede pública e privada.

No desenvolvimento geral da metodologia proposta acima o aluno-professor será o agente co-participante das ações didático-pedagógicas a serem implementadas. Ele será constantemente desafiado a reelaborar e readaptar os roteiros de atividades à sua própria dinâmica de ensino.